domingo, 16 de maio de 2010

VIAGEM FANTÁSTICA


THE FANTASTIC JOURNEY ou VIAGEM FANTÁSTICA foi uma Série bacana de ficção-científica apresentada originalmente pela rede NBC nos Estados Unidos, de 03 de fevereiro de 1977 até 16 de junho de 1977. No Brasil estreiou em 1978 na Globo, sendo exibida aos domingos, depois foi reprisada nos anos 80 pela TV Gazeta e desde 1985 nunca mais passou na TV Brasileira – nunca foi lançada seja em VHS ou DVD.

A Série teve vários problemas de produção. Inicialmente, foi desenvolvido um filme piloto com uma edição prá lá de confusa, que foi apresentado na tv americana, no verão de 1976, porém a série só ganhou sinal verde para ser iniciada quase 6 meses depois. É interessante ao assistir a este piloto (Que tive a oportunidade de ver completo, em uma cópia pirata gravada da TV Gazeta na época em que passou) notar, por mais incrível que isto possa soar, várias semelhanças com LOST, a idéia de um grupo de naufrágos ser atraído para uma ilha misteriosa, que não consta de nenhum mapa de navegação, aonde existem passagens e zonas de tempo diferentes, aonde uma entidade misteriosa controla os destinos dos naufrágos, aonde personagens centrais desaparecem e reaparecem, que pode ter sido a Atlântida, que possue animais que não deveriam ser encontrados em uma ilha daquela região, aonde existem edificações misteriosas, sinais de antigas civilizações….enfim, o roteirista de VIAGEM FANTÁSTICA têm vários pontos que dariam um bom argumento para uma ação de plágio contra o atual sucesso de J.J. Abrams. Para ser sincero fiquei surpreso e desapontado, pois vi que muitas das idéias que julgava serem de LOST, são, originalmente, digamos, uma versão mais séria e adulta dos preceitos de VIAGEM FANTÁSTICA.

Talvez pela Série ter tido apenas 2 pilotos, 10 episódios e nunca ter sido lançada em VHS e DVD, tenha sido mais fácil se utilisar de suas idéias sem “levantar a lebre”.

Mas, voltando a análise do original, durante os 6 primeiros episódios o elenco foi alterado várias vezes, comprometendo o resultado final e a identificação do público com os personagens. A série foi cancelada com apenas 10 capítulos produzidos. O Triângulo das Bermudas se tornou por décadas, centro de lendas e relatos de aparecimento de OVNIS, navios fantasmas, desaparecimento de embarcações e aviões, entre outras aberrações. Dúzias de navios sumiram nessa área durante a Segunda Guerra Mundial. O Triângulo das Bermudas fica localizado no Oceano Atlântico, entre Porto Rico e o Golfo do México. Mas o que realmente é verdade ? A série Viagem Fantástica tentou colocar mais fantasia sobre o tema.

O enredo da série apresentava o Professor Jordan (SCOTT THOMAS), líder de uma expedição científica – que no confuso piloto não fica clara sobre objetivo e destino, o Triângulo das bermudas parece que é cruzado ao acaso. Ele é acompanhado por seu filho Scott (IKE EISENMANN), Eve (SUSAN HOWARD), a doutora Jill (KAREN SOMERVILLE), e o o doutor Fred Walters (CARL FRANKLIN). Eles alugam um barco para explorar uma área do Oceano, mas mais parece que estão em uma excursão de férias e o Triângulo só é mencionado por Scott, o garoto, mas mais como um terror infantil do que objeto da pesquisa – são estas falhas de roteiro que acabam fazendo o piloto um tanto confuso e abaixo da média. Durante a viagem eles são envolvidos por uma estranha névoa esverdeada, ouvem sinos tocarem muito longe e subitamente perdem a consciência. Eles despertam em uma praia, sem maiores explicações, logo dois membros da tripulação partem no barco salva-vidas, mas aparecem mortos no dia seguinte, então, surge uma figura vestida como índio caribenho do século 18. Esse personagem, com um instrumento aparentemente alienígena, consegue curar o sobrevivente ferido do grupo, o capitão do barco, Ben Wallace (Vivido pelo veterano astro de CHAPARRAL, LEIF ERICKSON). Depois ainda ajuda o grupo a escapar de corsários ingleses de outra zona de tempo, liderados pelo Capitão James Camdem (Papel do astro de DEADWOOD, IAN McSHANE)

Seu nome é Varian (JARED MARTIN), um outro terráqueo aprisionado pelo Triângulo das Bermudas. Só que Varian vem do ano 2230. Eles agora estão em uma espécie de mundo paralelo, sem tempo nem espaço definido no universo que conhecemos.

Logo no final do piloto, vários personagens principais já são excluídos da Série, o Professor Jordan, Eve e a Dra. Jill, são devolvidos a sua zona de tempo original, pelo líder de uma civilização avançada, o “Fonte”, que controla mentalmente uma cidade futurística – supostamente a Atlântida – só que não têm mais um corpo, apenas seu cérebro vive ligado às máquinas que dão suporte de vida à cidade. O “Fonte” precisa se revigorar e só pode fazê-lo sacrificando uma vida e escolhe o jovem Scott, então se descobre uma conspiração para acabar com a ditadura do “Fonte” e o grupo liderado por Varian têm a ajuda de Liana (KATIE SAYLOR), filha de uma extra-terrestre com um cidadão de Atlântida. Liana passa então a fazer parte do grupo. Já no terceiro episódio, mais um elemento se agrega ao grupo, eles chegam a uma zona de tempo controlada por uma raça alienígena e andróides, no entanto, por trás da tecnologia, está um terráqueo, o Dr. Jonathan Willaway (Vivido pelo ex-chipanzé de PLANETA DOS MACACOS, RODDY McDOWELL), que ao fim da aventura também passa a integrar o grupo.

As cenas onde apareciam praias foram gravadas no Hawaii, em um local de naturalismo, onde todos andavam nus. A movimentação das equipes de filmagem gerou protestos por parte dos freqüentadores do local, que fizeram uma passeata, tentando boicotar as gravações. A série não obteve o esperado sucesso de público e foi cancelada no mesmo ano. A produção foi feita por LEONARD KATZMAN, o mesmo de ROTA 66, JAMES WEST, GUNSMOKE e HAWAII 5-0.

Ao assistir novamente os episódios, mesmo com uma má qualidade de imagem, aproveitei bastante a diversão, descobri pontos em comum com LOST e apenas reprovei o piloto, por sua edição ser tão confusa e apresentar inúmeros erros de continuidade, mas acho que teria sido uma Série bem bacana se não tivesse sido cancelada tão rápido, pois os episódios apresentam uma evolução positiva. Espero que um dia seja lançada em DVD´s originais, merece uma revisão, pois até conceitos de STARGATE SG-1 estão lá, nesta Série relâmpago de 1976-1977.

Elenco
IKE EINSENMANN (Scott)
CARL FRANKLIN (Dr. Fred Walters)
JARED MARTIN (Varian)
RODDY McDOWELL (Dr. Jonathan Willaway)
KALIE SAYLOR (Liana)
SCOTT THOMAS (Prof. Jordan)
SUSAN HOWARD (Eve)
KAREN SOMMERVILLE (Dra. Jill)

Nenhum comentário:

Postar um comentário